Aprenda a criar a melhor Paleta de Cores para seu jogo

Quanto mais estudamos e praticamos, mais nos aperfeiçoamos na criação de uma boa paleta de cores, mas existem algumas técnicas que eu utilizo e nunca mudam, são sólidas, e são exatamente essas técnicas que irei passar para vocês através de um vídeo neste artigo. Mas deixo claro que, cada artista trabalha como achar melhor, aqui apenas estou mostrando o que funcionou para mim.

Quando se trata de pixel art, tudo começa com uma boa paleta de cores. Criar uma paleta de cores personalizada pode ser uma excelente e poderosa maneira de estabelecer seu estilo. Antes de partir para o vídeo, vamos falar rapidamente sobre alguns princípios básicos e essenciais:

Trabalhe com HSB

Acho bem mais fácil entender e controlar as cores por meio do HSB, se você não tem ideia do que eu esteja falando, o HSB é um modelo de cor muito utilizado nos programas que utilizam cor, consegue representar a gama de cores do RGB e CMYK.

HSB significa Tom, Matiz (Hue)Saturação (Saturation) e Luminosidade, Brilho (Brightness).

  • Matiz: A cor real (0 – 360º)
  • Saturação: A intensidade ou pureza de uma cor (0 – 100%)
  • Brilho: A quantidade de preto ou branco que é misturado com uma cor (0 – 100%)

Rampa de Cores

Uma rampa de cores é uma gama específica de cores que funcionam bem juntas, organizadas de acordo com o brilho. Aqui está um exemplo do que considero uma boa rampa de cores.

O brilho aumenta constantemente da esquerda para a direita neste exemplo. À medida que as cores atingem altos níveis de brilho, é importante diminuir a saturação, ou você acabará com cores intensas, que não é legal.

Uma boa rampa de cor também deve aplicar a mudança de matiz , que é uma transição em matiz através da rampa de cores. No exemplo, estamos aumentando o valor da matiz à medida que o brilho aumenta.

Muitos iniciantes ignoram o hue-shifting e acabam com ‘rampas retas’ que apenas transmitem brilho e saturação.

Não há nenhuma lei que diga que você não pode fazer isso, mas as cores resultantes não terão interesse e serão difíceis de harmonizar com rampas de uma tonalidade diferente. Isso só faz sentido para mim se você quiser um visual monocromático e se ater a uma rampa reta.

Hue Shifting é o nome do termo dado ao processo de transição da matiz junto com a luminosidade na formação das novas cores de luz e sombra na paleta. Desta maneira, podemos dar maior vivacidade para as cores e uma inteiração melhor entre elas.

Vamos ao que interessa!

Agora, assista este vídeo que fiz para você sobre Paleta de Cores, nele você vai aprender também a criar uma boa paleta de cores.

Alguns exemplos de artes utilizando uma boa paleta

Exemplo 01:

Exemplo 02:

Exemplo 03:

Exemplo 04:

Bom, espero que isso lhe ajude a criar suas próprias paleta de cores. Brinque com as cores, trabalhe bastante com o HSB, não tenha medo de experimentar cores diferentes, busque a harmonia delas.

Tem alguma dica? Deixe para a gente aqui nos comentários! ?