Função do Programador de Jogos

Entenda de uma vez por todas qual a função de um programador de jogos, o que ele faz, qual o objetivo, este curto artigo vou abordar de maneira bastante objetiva a função do programador de jogos.

Como vocês viram no artigo passado que postei sobre Gêneros de jogos que existem, existem muitas pessoas que trabalham para tornar o game real. Nos primeiros anos do desenvolvimento do videogame, os jogos eram criados por uma pessoa; um exemplo é o Prince of Persia original, que foi feito por uma pessoa (Jordan Mechner) programando, fazendo o design e animando o jogo todo. Essa pessoa compôs inclusive a música do jogo!

Primeiro Prince of Persia

As equipes de videogame que produzem jogos são conhecidas como desenvolvedores ou equipes de desenvolvimento. Essas equipes são similares às de produção que fazem filmes ou shows de TV – várias pessoas criativas trabalhando todas juntas para criar entretenimento. Uma equipe de produção média inclui numerosos membros.

Hoje, vou falar sobre uma em específico: Os Programadores.

Programador

Usando linguagens de programação como C++, Java, C#, entre outras, um programador escreve o código que possibilita que textos e gráficos sejam mostrados na tela, desenvolve o sistema de controle que permite ao jogador interagir com o jogo, cria o sistema de câmera que permite ao jogador visualizar o mundo do jogo, programa o sistema de física que afeta o jogador e o mundo do jogo, escreve o sistema de IA que controla os inimigos e faz script dos objetos… você entendeu.

Um programador pode trabalhar exclusivamente em ferramentas para ajudar os membros da equipe a construir o jogo mais eficientemente.

Outro programador pode escrever código para simular a física do mundo real, fazendo a água parecer realista, ou desenvolver cinemática inversa para os personagens.

Eles podem, até mesmo, trabalhar unicamente nas ferramentas de áudio para tocar música e efeitos.

Como muitos dos trabalhos na indústria dos jogos, empregos em programação estão se tornando mais especializados.

Independentemente da posição, um programador precisa ter uma compreensão excelente de matemática, gráficos 2D e 3D, física, sistemas de partícula, interface com o usuário, inteligência artificial, dispositivos de entrada e redes de computadores.

Essas habilidades estão sempre em alta demanda, e alguns programadores vivem bem como “empreiteiros”, indo de projeto para projeto como “pistoleiros”, escrevendo código e provendo soluções temporárias para equipes sitiadas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos também! ?