Gêneros de jogos que existem

Olá meus amigos, hoje vou falar sobre os gêneros de jogos que existem, assim você pode escolher mais precisamente para criar seu jogo.

Desde o início da criação dos jogos, eles se fragmentaram em muitos diferentes gêneros e subgêneros. E basicamente, um gênero é usado para descrever um estilo de gameplay.

Veja abaixo os tipos de gêneros:

1. Ação

Refere-se a jogos que requerem coordenação mãos/olhos para serem jogados. O gênero ação tem diversos subgêneros:

Aventura de ação

Essa combinação de gêneros apresenta ênfase na coleção de itens e seu uso, resolução de quebra-cabeças e objetivos baseados em longas histórias. Exemplos: as sérias Prince of PersiaTomb Raider.

Ação arcade

Qualquer jogo apresentado no estilo dos primeiros jogos arcade com ênfase em gameplay de reflexos, pontuação e tempos curtos de jogo. Exemplos: Dig DugDiner Dash.

Plataforma

Um jogo de plataforma geralmente apresenta um personagem mascote pulando (ou balançando ou quicando) por ambientes de “plataformas” desafiantes. Atirar e lutar também podem estar envolvidos. Em um dado momento, o plataforma era o subgênero mais popular nos jogos. Exemplos: os jogos Mario da Nintendo (Super Mario World, Mario 64 Super Mario Galaxy).

Ação furtiva

Um jogo de ação com ênfase em evitar inimigos em vez de lutar contra eles diretamente. Exemplos: a série Metal Gear e Thief: The Dark Project.

Luta

Um jogo em que dois ou mais oponentes lutam em ambiente de arena. Jogos de luta se distinguem dos jogos de ação por conta da complexidade dos controles. Exemplos: a série Street Fighter e a série Mortal Kombat.

Beat’em Up e Hack’n Slash

Esses jogos têm jogadores lutando contra ondas e mais ondas de inimigos com aumento da dificuldade. Exemplos: Double DragonCastle Crashers.

2. Shoter

Os shoters focam primariamente em atirar projéteis em inimigos. Mesmo sendo rápidos e orientados ao reflexo, como os jogos de ação, esse gênero evoluiu ao incluir vários subgêneros que se distinguem pela visão da câmera:

First Person Shooter (FPS)

Um shooter visto a partir da perspectiva do jogador. Uma visão de câmera mais apertada é mais limitante, porém mais pessoal do que em um third person shooter. Exemplos: QuakeTeam Fortress 2 e Counter Strike.

Shot’em Ups

Os shot’em ups (ou shmups) são shoters em estilo arcade, nos quais jogadores atiram em grandes quantidades de inimigos enquanto evitam perigos. O avatar do jogador em um shmup geralmente é um veículo (como uma espaçonave) em vez de personagem. Eles podem ser apresentados com diversos ângulos de câmera. Exemplos: Space Invaders, a série Contra.

Third Person Shoter (TPS)

Um shoter em que a câmera é colocada um pouco por trás do jogador, permitindo visão parcial ou total do personagem e seu entorno. Apesar do campo de visão maior, a ênfase do gameplay permanece no tiro. Exemplos: as séries Star Wars Battlefront Grand Theft Auto (GTA).

3. Adventure

Um jogo adventure é focado na resolução de quebra-cabeças, coleta de itens e gerenciamento de inventário. Os primeiros jogos adventure eram puramente baseados em texto. Exemplos: King’s Quest, a série Leisure Suit Larry Colossal Cave que eu cito no artigo: Uma breve história dos videogames.

Adventure gráfico

Este subgênero tem jogadores que usam mouse ou cursos para clicar e revelar pistas e navegar pelo ambiente. Exemplos: as séries MystMonkey Island e Sam and Max.

Role-playing game (RPG)

Esse subgênero é baseado em jogos de interpretação de papeis como Dungeons and Dragons. Os jogadores escolhem uma classe de personagem e incrementam suas habilidades estatísticas em combate, exploração e busca por tesouros. Os personagens podem tanto ser de classes genéricas quanto específicas. Exemplos: as séries Star Wars: Knights of the Old Republic Mass Effect.

Massively multiplayer online role-playing game (MMORPG)

Um RPG que pode manter centenas de jogadores juntos em um ambiente. MMORPGs são conhecidos pelo seu gameplay baseado em lutas jogador X jogador, gameplay repetitivo ou “trabalho monótono” e batalhas em grupo ou “ataques surpresa”. Exemplos: World of WarcraftDC Universe OnlineLOL DOTA 2.

Sobrevivência/terror

Os jogadores tentam sobreviver em um cenário de terror com recursos limitados, como munição escassa. Exemplos: as séries Resident Evil e Silent Hill.

4. Construção/Gerenciamento

Neste gênero os jogadores constroem e expandem uma locação com recursos limitados. Eles podem ser baseados em histórias ou “brinquedos”. SimCity e Zoo Tycoon são exemplos deste gênero.

5. Simulação de vida

Similar ao gênero de gerenciamento, mas girando em torno de construção e desenvolvimento de relacionamentos com formas de vida artificiais. The Sims e Princess Maker são simuladores de vida.

Simulação de bichos de estimação

Baseados nos jogos de bolso Tamagotchi digital pet, embora agora muito mais ampliados, os simuladores de bichos de estimação giram em torno de criar animais por alimentação e relacionamentos. World of Zoo é um exemplo.

6. Música/ritmo

O jogador tenta acertar o ritmo ou uma batida para fazer pontos. Eles podem ser tão simples como Simon (Genius) ou tão complexos como Rock Band.

7. Festa

Jogos de festa são especificamente projetados para múltiplos jogadores e baseados no jogo competitivo. Muto frequentemente, o gameplay é apresentado no formato de minigames. Exemplos: Mario Party e Buzz!

8. Quebra-cabeças

Jogos de quebra-cabeça são baseados na lógica e em completar padrões. Eles podem ser lentos, metódicos ou usar coordenação mãos/olhos. Exemplos: The Incredible Machine e Tetris.

9. Esportes

Esses são jogos baseados em competição atléticas, sejam tradicionais ou radicais. É comum vermos versões anuais desses títulos. Exemplos: a série Madden, a série Tony Hawk, a série PES e a série FIFA.

Gerenciamento de esporte

Em vez de jogar diretamente o esporte, os jogadores gerenciam atletas ou clubes. Exemplos: a série FIFA Manager, a série NFL Head Coach e a série Football Manager.

10. Estratégia

Desde xadrez até Civilization de Sid Meir, pensamento e planejamento são as marcas dos jogos de estratégia. Eles podem acontecer tanto em ambientes históricos quanto fictícios.

Real time strategy (RTS)

Similar aos jogos baseados em turnos, esses jogos em ritmo acelerado focam nos “quatro x’s”: expansão, exploração, extração e extermínio. O RTS se tornou o subgênero de estratégia dominante. Exemplos: a série Comand and Conquer, a série Age of Empires e a série Dawn of War.

Baseado em turnos

O ritmo mais lento desses jogos permitem aos jogadores tempo para pensar, dando mais oportunidade para tramar a estratégia a ser empregada. Exemplos: a série X-Com, a série Advance Wars.

Defesa de torre

Um gênero relativamente novo em computadores e portáteis, no qual os jogadores criam “torres” atiradoras automatizadas que mantêm os inimigos longe. Exemplos: Defense Grid: The AwakeningLock’s Quest.

11. Simulação de veículos

Os jogadores simulam a pilotagem/direção de um veículo, desde um carro esporte até uma espaçonave. A ênfase é colocada em fazer a experiência tão “real” quanto possível Exemplos: O jogo que desenvolvi: Nave (Jabá!)Densha de Go! 64.

Corrida

Os jogadores correm com veículos e os aprimoram, desde motocicletas até hovercrafts. Jogos de corrida podem ser experiências ultrarrealistas ou mais orientadas à ação. Exemplos: a série Gran Turismo, a série NASCAR RacingWave RaceRock’n Roll Racing, Top Gear e SSX.

Voo

Jogadores pilotam aeronaves seja pelo prazer de voar, como no jogo Microsoft Flight Simulator, ou pelo combate, como vistos no jogo Ace Combat e na série Blazing Angels. Você pode inclusive voar pelo espaço sideral como no jogo Starfox e na série X-Wing/TIE Fighter.

Esta lista de gêneros e subgêneros tenta arranhar a superfície. Jogos adultos, jogos sérios, jogos de conteúdo publicitário e combate veicular são outras classificações que se encaixam em diversos dos gêneros apresentados aqui. Conforme os jogos combinam vários gêneros e subgêneros, novos gêneros estão constantemente sendo criados. Por exemplo, a série Grand Theft Auto (GTA) combina ação-aventura, third person shooter, direção, simulação de vida e ação-arcade em um único jogo! Tuper Tario Tros combina Super Mario Bros e Tetris!

Gostou da lista de gêneros de jogos? Tem algum gênero que você gostaria de acrescentar? Deixe aqui nos comentários.

Comentários encerrados.