O que é HUD, UI e GUI? Entenda!

Essa é uma dúvida muito comum, independente se você é Gamer ou um Desenvolvedor de Jogos, já ví muitas pessoas se referirem de forma errada a esses nomes, por isso, hoje estou aqui para lhe ajudar a ter mais clareza nesse assunto, e você vai entender de uma vez por todas o significado e a diferença entre elas, vamos lá?!

HUD (Heads Up Display)

O HUD, Heads Up Display, que pode ser traduzido como: Tela de Alerta.

Inicialmente ele foi desenvolvido para utilização em aeronaves visando a fornecer informações visuais ao piloto sem que ele tivesse que desviar os olhos do alvo à frente da aeronave.

Nos jogos, o HUD é a área de exibição onde os jogadores podem ver as estatísticas vitais de seus personagens, como saúde atual, quantidade de mana, inventário, pontuação, radar, mapas, atributos de bônus, nível de armadura, contagem de munição e muito mais.

Na maioria dos jogos, os desenvolvedores se esforçam para criar um HUD que não se intrometa na jogabilidade (ou seja, deve ser praticamente despercebido), mas que pode ser acessado rapidamente quando o jogador precisa (ou seja, o jogador pode lutar, concentrando-se na jogabilidade, mas observa facilmente a saúde do personagem e outras estatísticas vitais).

HUD é basicamente é o método pelo qual as informações são visualmente transmitidas ao jogador.

UI

Significa Interface de Usuário, basicamente aqui é onde acontece a comunicação do jogador com o jogo, diferente do HUD, onde apenas são exibidos informações na tela, aqui o jogador pode interagir com eles.

Normalmente essa comunicação é feita através de cliques do mouse, entradas do teclado, joystick, touch, entre outros.

Nos games principalmente, o UI está diretamente ligado com o GUI, por isso já vamos falar do GUI.

GUI

O chamado GUI (Graphic User Interface), que é a interface gráfica de usuário, é um sistema de componentes visuais que permite aos jogadores interagir com a história do jogo e invadir o espaço do jogo.

Botões, Barras de Rolagens, Textos, Imagens, Janelas, Ícones, Menus… Tudo isso é a Interface Gráfica do Usuário (GUI).

E só para facilitar seu entendimento, uma Interface do Usuário sem a parte gráfica, apenas UI por exemplo, seria como se você comunicasse com seu computador (com seu jogo no caso) apenas pelo console de comando, sem nenhuma parte gráfica na tela.

E se você parar para pensar, pode-se dizer que tanto o GUI quanto o HUD fazem parte do UI, pois todos eles juntos ajudam na comunicação do usuário com a máquina, ou, do jogador com o jogo.

E então? Ficou claro a diferença? Espero ter ajudado vocês, um grande abraço e até mais!