Tutorial Árvore em Pixel Art

Olá meus amigos, hoje vou ensinar vocês criarem uma árvore em Pixel Art e utilizá-las em seu game, você pode utilizar qualquer programa para criar, utilize o que você mais gosta de trabalhar. Se não conhece nenhum, confira essa lista com 7 programas que separei para trabalhar com Pixel Art.

Bom, sem enrolação, vamos logo ao que interessa:

Forma

Defina uma forma base de sua árvore, para isso você vai utilizar a cor mais escura. Basicamente, tudo que fiz no desenho foi criar essa forma e usar a própria borracha para criar as bordas e deixar no formato que eu quero.

Sombras

Agora, vamos colocar um sombreamento básico, geralmente eu coloco o ponto de luz no canto superior esquerdo, mas depende de onde a fonte de iluminação (o sol, por exemplo) está posicionado em seu game. Ah, você deve ter percebido que eu utilizei outras tonalidades para trabalhar com o sombreamento, por isso eu aconselho fortemente você assistir o vídeo em que ensino vocês a criarem uma boa paleta de cores:

Adicionando um pouco de Folhas

Agora, vamos adicionar um pouco de folhas, se você notar eu estou desenhando algumas formas que se assemelham a uma folha em várias posições, lado a lado, não tem segredo. A grande sacada aqui é que a tonalidade das folhas do lugar mais escuro é feita com a cor mais clara que está ao lado.

Concluindo as Folhas

Agora, vamos finalizar as folhagens, um detalhe importante aqui é, observe que no canto inferior direito as folhas ficaram mais espaçadas, foi proposital, essa distância das folhas no lugar mais escuro dá uma ideia de que aquela parte é bem mais escura que as demais.

Mais uma cor

Aqui eu decidi acrescentar uma cor em nossa árvore, a parte de baixo agora está mais escura, note (onde eu espacei as folhas). Fica bem melhor assim não é mesmo?!

Salada Mista!

Agora vamos fazer uma “baguncinha” aqui, vamos pegar algumas das cores mais escuras e levar para as áreas mais claras, e algumas das mais claras para as mais escuras. Isso vai dar um efeito melhor de profundidade, como se houvesse algumas folhagens mais altas e alguns “buracos” na árvore, revelando o interior da copa, que é mais escuro pois está com sombra.

Retocar

Vamos fazer agora alguns retoques para fazer as cores fluírem mais suavemente. Veja a diferença em relação a última etapa.

Mais sombra

Aqui eu resolvi adicionar mais sombra na árvore, se você notar, peguei o tom mais escuro e coloquei em alguns lugares para não deixar a árvore tão “certinha”.

Tronco

Agora é hora de adicionar um tronco, uma das vantagens e facilidade de se criar uma árvore é justamente isso, como as árvores são irregulares e diferentes uma das outras, você pode deixar sua imaginação fluir e fazer o tronco como achar melhor, mas lógico, seguindo um padrão básico.

Sombra no Tronco

Separe alguns tons, três ou quatro cores de marrom, do mais claro para o mais escuro, e comece a sombrear seu tronco, lembre-se da posição da sua fonte de luz (no meu caso, superior esquerdo), e trabalhe as sombras em cima disso, embaixo das folhagens você precisa deixar mais escuro, como eu fiz na imagem.  Não se preocupe tanto com a cor, apenas em trabalhar bem essa questão de sombreamento.

Ajustes finais

Agora, é hora do retoque final, vamos ajustar ou, se necessário, alterar a paleta de cores conforme necessário. Se você assistiu o vídeo que deixei acima sobre como criar uma paleta de cores você vai entender o motivo que eu deixei o tom escuro mais “azulado” e o tom mais claro do verde mais “amarelado”.

Viu como não é difícil fazer uma árvore em Pixel Art? Lembre-se: A prática leva a perfeição! Não desista, você está no caminho certo!

Quer aprender a desenvolver seus jogos gratuitamente?! Além de vários conteúdos sobre o mundo dos games? CLIQUE AQUI para se inscreva no canal e acompanhe!

Gostou do tutorial de hoje?! Tem alguma dúvida em relação a criação? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários! 🙂

O Tutorial foi narrado em primeira pessoa para que fique mais fácil a compreensão de vocês.